A Konami sempre copiou feio seus personagens de fontes externas, como o cinema de hollywood. De contra a grandes clássicos de Kojima, um monte de rostos e poses surgiram aqui e ali. O Minicastle orgulhosamente leva você aos maravilhosos anos 80.
Contra
Jimbo e Sully. Mad Dog e Scorpion. Bill e Lance. Os protagonistas de Contra tiveram diversos nomes nos EUA (no japão sempre foram Bill e Lance), mas a influência original nunca mudou. Alguém na Konami havia assistido predador e rambo II muitas vezes já que os personagens são versões pixeladas de Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone. E por que não? Se Arnold e Sly tivessem feito um filme juntos nos anos 80, o mundo podia ter acabado. Como não fizeram, Contra continua sendo a segunda melhor coisas que poderia acontecer.
Este jogo de Sega CD nunca emplacou como deveria nos EUA, mas quem jogou se lembra com carinho da bizarra mistura de jogo de tiro e textual RPG, vindo da mão do mestre Hideo Kojima. Este cult tinha como heroí o cyber punk Gillina, chupadaço até o último fio de cabelo do personagem de Harrison Ford em “Blade Runner”. Bem pensado. Se vai copiar o universo… leve o pacote inteiro.
Outro jogo de Kojima, que infelizmente nunca chegou aos EUA. A história do jogo rodava em volta de dois parceiros em uma polícia futurista, evitando que as Tryads colocassem na rua uma nova droga milhões de vezes mais viciante e mortal que as outras. Onde foi que você já viu isso? Acho que foi em “Máquina Mortifera (Lethal Weapon)”, da onde Kojima também copiou o desenho de um Mel gibson de cabelos azuis e um Danny Glover gordinho. Quase uma versão anime do filme. Espero que um dia saia nos EUA… porque jogar em japonês é foda!
Essa era bem óbvia. O nosso Solid Snake foi copiado de outra cobra: Snake Plissken, caracterizado por Kurt Russel no John Carpenters: Escape from New York. E se você não acredita na gente (sacripanta) e não acredita nas diversas entrevistas que Kojima deu, talvez se lembre que em MGS 2, quando indagado de seu nome por Raiden, Snake pensa um pouco e solta “Plissken… Ltnt Iroquois Plissken – from the US Navy”. Der Gut Dr Jones!
![]()
Snake não foi único copiado… de uma boa olhada no rosto de Big Boss, no Metal Gear 2: Solid Sanke do MSX. Sim… é isso mesmo… o mestre Sean Connery (dái a piadinha… ah! A tradução é “muito bem/muito bom Dr Jones”)
![]()
E voltando no tempo, a capa do primeiro MG já trazia um Snake facilmente reconhecível… Alguém aqui assistiu Terminator? Lembra do Kyle Reese, o cara enviado do futuro para proteger Sara Connor… bem, Michael Biehn é Snake! Pelo menos na capa!
Bayou Billy
Puta jogo ruim… difícil pacas. Imbecil e mal-feito também! Mas tinha um cópia do crocodilo dundee como persongame (o personagem que imortalizou Paul Hogan no cinema). Nem procure pelo jogo… é muito ruim mesmo!