Acredito que todos já devem ter ouvido falar do site retroachievements.org, que possibilita conquistas para os mais diversos sistemas de console antigos. Nada de novo até então. Acontece que agora, graças a dois brasileiros: Fabio Toledo (odelot) e Guilherme H., a mágica vai acontecer não mais no emulador mas em um console real, o NES.
É isso mesmo. O projeto já está na versão 0.2 beta e em estado avançado, totalmente funcional! A ideia é genial e todo o trabalho está sendo divulgado de graça, no modelo open source e a exemplo do próprio projeto retroachievements, totalmente sem fins lucrativos.
Informações detalhadas sobre o projeto pode ser encontrado na página dentro do GitHub.
A campanha de doação para ajudar a financiar o projeto está ativa e assim ficará até o final do mês de abril desse ano (2025). Pode-se acessar a campanha de doação online na Vakinha. É possível também acessar a página com todas as opções de doação clicando aqui.
“Este projeto é movido pela paixão por retrogames e pelo compromisso com a preservação dos consoles clássicos. Em vez de simplesmente produzir e entregar um produto final, acreditamos que a verdadeira força está na colaboração da comunidade. Convidamos todos a contribuir com ideias, melhorias, correções e a construir suas próprias versões a partir dos nossos protótipos.“, trecho retirado do site oficial da campanha.
O vídeo acima é um resumo dos primeiros dez meses de desenvolvimento, até o estado atual do projeto. A ideia é poder jogar seus cartuchos originais no nintendinho e em seus clones da época, adicionando a experiência de se conseguir as conquistas do retroachievements, sem ter que usar emuladores para isso.
Tivemos a oportunidade de bater um papo com o idealizador do projeto ao vivo aqui no Minicastle:
Como o projeto é aberto no modelo open source, você mesmo vai ser capaz de montar o seu adaptador e dar uma nova vida ao seu antigo Nintendinho. Mais vídeos e informações acerca do projeto você pode encontrar no canal oficial do odelot no YouTube.