Nintendo revela os números do Wii U e confirma que não irá para o mercado de mobile!

6,1 milhões. Esse é o número total de Wii U vendidos desde o lançamento do console em Novembro de 2012.

Sim… isso é um problema gigante!

Porque, embora 6,1 seja melhor que 4,8 do XBOX One e pior que 7 milhões de PS4… seus concorrentes diretos fizeram essas vendas em 6 meses!

Ops!!!

wii-u-money-640x330

A situação tá preta

O 3DS ainda continua mandando bem, não tanto quanto a Nintendo esperava, mas muito muito bem. É só o Wii U que parece patinar sem sair do lugar. Segundo o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, em um evento para os investidores que fechou esse semestre da empresa, a empresa continuará a investir em uma linha de jogos ainda mais sólida, parceiras ainda melhores com Third Parties e mais exclusivos. O presidente aproveitou o evento ainda pra jogar um aviso ao mundo: A Nintendo não irá, enquanto estiver sob seu comando, produzir jogos Mobile…

…. ever…

… ever…

O cara foi taxativo “O Mobile não é o lugar da Nintendo. Nem agora, nem em nenhum momento da minha administração. Temos nossas plataformas e nossas plataformas serão auxiliadas pelo mobile, mas não estarão, jamais, contidas nele. Você terá um app de Miiverse, um app de Bravely Default, um app de Mario Kart, mas terá que estar em um console Nintendo para efetivamente jogar esses games.”.

Mas será que a Nintendo pode mesmo dar as costas a um dos mercados mais lucrativos dos games de hoje em dia? Principalmente estando não tão bem assim nos lucros?

Só o tempo dirá…

Nintendo confirma estar preparando console para “países emergentes”

Segundo o presidente Satoru Iwata, durante a reunião para acionistas com os resultados do último semestre da Nintendo, a Nintendo está preparando consoles para “países emergentes” que tenham pouco contado com videogames da maneira padrão que o mercado trabalha. “Podem ser países atingidos por um nível imenso de pirataria, que impossibilitaria o mercado como ele normalmente é, ou países onde a estrutura de venda simplesmente não existe para sustentar o hardware.” disse Iwata.

Iwata confirma que esses novos dispositivos não serão simplesmente novos Wii U ou 3DS mais baratos, mas sim sistemas completamente novos voltados para as peculiaridades dos mercados onde serão lançados. Eles terão trava de região e serão comercializados mais ou menos da mesma maneira que a Sony está lidando com o Vita Tv no Japão.

Embora Iwata não confirme quais “países emergentes” ele cita, não é preciso ser um gênio para juntar um mais um e descobrir que o principal novo alvo da Nintendo é a China. O que faz completo sentido – durante o tempo em que os videogames eram oficialmente proibidos lá e todos os aparelhos eram cópias ilegais de sistemas estrangeiros rodando cópias ilegais de jogos estrangeiros a Nintendo, com a permissão do governo Chinês, colocou o “iQue”, um mini Nintendo 64 que era carregado com Roms em uma Quiosque personalizado utilizando uma mídia regravável específica do console. Agora que o mercado está aberto para as empresas de games é um filão de 1,5 bilhões de pessoas, mas que tem tantas peculiaridades e tantos graus de censura, que deve dar um trabalho razoável para empresas colocarem seus jogos lá… a menos que seus jogos sejam conhecidos por serem familiares, simpáticos, notoriamente não violentos e muito muito bons.

Será que veremos um renascimento da Nintendo na China… e como eu faço para colocar a mão nesse hardware novo que vai sair por lá?

nintendo-china-poster-3ds-pokemon-640x353

Sony explica a barra brilhante no Dual Shock 4

Depois de 6 meses no mercado o Dual Shock 4 tem seu principal defeito, a enorme parte brilhante na parte da frente dele, explicado. E, adivinha, aquilo tem uma função.

“Ficamos horrorizados quando vimos as pessoas reclamando em forums e coisas desse tipo… porque não podíamos simplesmente explicar o que era. Tivemos que segurar a informação quase até a E3 para revelar que tem a ver com nossos óculos de realidade virtual – o projeto Morpheus” disse um porta voz da Sony a Kotaku e a IGN.

Embora o porta voz ainda não podia explicar qual seria o uso exato da luz na ponta do joystick, ou porque ela teria que ficar acesa enquanto não se está usando o Morpheus, é uma boa finalmente saber que ela serve para alguma coisa útil. E uma notícia ainda melhor é que a última atualização do console trouxe uma configuração de brilho que permite aumentar ou diminuir a luminosidade da mesma – bem útil.

Que venha o projeto Morpheus!