No verão dos japoneses (o nosso inverno) Takeuchi, game designer de Street Fighter IV 3D, vai nos dar mais informação sobre os dois jogos originais que a Capcom vai trazer ao novo portátil da Big N. Sim… novas franquias… sangue novo… as primeiras novas franquias da Capcom desde Viewtiful Joe e Okami.
O designer disse que os novos games vão revolucionar a maneira como se pensa 3D e o uso do 3DS.. então esperem coisas boas… coisas muito muito boas!!!
No dia 28, durante uma declaração aos investidores, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo do Japão, falou que a Pokemons, no modelo clássico do RPG “vamos pegar todos”, estão sendo desenvolvidos, tanto para o Wii como para o 3DS. Então se você estiver esperando, como eu, a anos para jogar um Pokemon clássico em um console de mesa… parece que 2011/2012 será apetitoso…
Se você não gostou do último Kirby, porque era feito com pedaços de pano ou algo assim, prepare-se para uma retomada mais tradicional do personagem. A Big N comentou em seu fechamento de semestre, e agora confirmou em seu site de relacionamento com os acionistas (http://www.nintendo.co.jp/ir/library/events/110128/07.html) que um novo Kirby está a caminho do Wii, e de volta a formula que tornou clássico o personagem no NES e no GB – ou seja, prepare-se para comer seus inimigos e ganhar seus poderes.
O novo jogo ainda não tem data para sair, mas já foi confirmado para 2011 nos EUA e no Japão.
Lá vem surpresa! No site http://www.nintendo.co.jp/wii/sx3j/index.html, você pode ver um teaser (bem teaser mesmo, só tem umas frases em japonês) e o nome do game “Pandora’s Tower: Until I Return to Your Side” (Torre de Pandora: Até que eu retorne ao seu lado”). Tem cara de JRPG e uma musiquinha de piano…. pode ser monolith (visto que a Nintendo comprou eles) e se for pode ser coisa boa. Por outro lado, no site de relacionamento com os investidores (http://www.nintendo.co.jp/ir/library/events/110128/07.html) a Big N, anunciou um novo Rhythm Tengoku, com direito a videozinho e tudo… visto que os outros da série não vieram para a america esta pode ser uma chance e tanto.
O caminho que leva um console ao mercado é longo… longo… não… um pouquinho mais… quase lá… oi judas! Tecnologias mudam, revoluções são feitas e as expectativas são enormes. O 3DS da BIG N chega ao Japão em menos de 30 dias, e algumas informações sobre seu longo processo de criação começaram a aparecer, aliás, a origem do sistema jaz no GameCube, um console de 2001.
Como assim? Seria a dolphin ou a clipper, placas mãe e de gráfico do Gamecube, respectivamente, o coração de um portátil quase 10 anos mais tarde? Pois é… nessas viradas do destino o grande mestre Shigeru Miyamoto, o bam-bam-bam Satoru Iwata e o designer Shigesato Itoi, revelaram que o GameCube realmente teve circuitos “3D-compatible”. Em outras palavras, o sistema podia ter exibido a tecnologia 3D se um certo acessório fosse comprado e instalado. Itoi então incitou Iwata para uma explicação quanto a por que esta expansão nunca foi liberada.
“O cristal líquido para telas ainda era muito caro,” Iwata disse. “Simplesmente o GameCube podia exibir imagens 3D se você anexasse um LCD especial, mas o cristal líquido necessário, e seu modo de preparo, era realmente caro! Nós não podíamos tê-lo feito sem vender por um preço muito acima do original do GameCube. Havia um game pronto, no entanto, Luigi´s Mansion!”
Vocês pode imaginar que máximo que seria jogar Luigi´s Mansion em 3D sem óculos? Miyamoto ainda disse que o jogo “…realmente saltaria no seu colo”. Lamentavelmente a tecnologia impediu o super criador de levar a cabo seus planos.
Naturalmente, as ambições 3D do Nintendo precedem mesmo o GameCube. A maioria de nós, com pesar, já ouviu falar do Virtua Boy, uma das mais terríveis tentativas de criar um sistema portátil 3D (que era basicamente um headset preso em um tripé). O sistema nunca explodiu… os games eram simplórios, o processamente em 3D era lento e os leds só emitiam uma cor…. VERMELHO… além disso ele causava dores de cabeça e era muito descofortável de usar. Miyamoto e Iwata acreditam, no entanto, que portátil falhou por um erro de percepção “Nós nunca quisemos que o Virtua Boy fosse um videogame, mas sim um brinquedo eletrônico elaborado, uma novidade!”.
8 anos depois do Virtua Boy, e logo após o lançamento do Gamecube, a Nintendo, voltou a tentar 3D, dessa vez em uma LCD menor, no Gameboy Advance SP. De novo, houve problemas “Fazer imagens tridimensionais que podem ser vistas pelo olho nu exige um cristal líquido especial, então nós queriámos incluí-lo no GBA, mas a resolução de LCD era baixa e os gráficos ficavam esquisitos e sem profundidade, então não liberamos o produto” disse Iwata.
“Para fazer imagens parecerem tridimensionais sem óculos especiais, você exibe as imagens para os olhos separadamente. Fazer isso exige alta resolução e um bocado de processamento. Por anos o efeito estereoscópico era fraco.” continou o presidente Iwata. Mais 8 anos seriam necessários para a tecnologia correta ficar disponível e no preço correto para o lançamento do 3DS. Lembre-se disso em março, quando você colocar as mãos em seu novo portátil, que a tecnologia ali, contida nas suas mãos está a caminho a mais de 25 anos…
Ok… você não comprou seu 3DS na versão japonesa por medo da trava de região e agora não aguenta mais esperar notícias da versão americana? O Mini tem as respostas… e você vai ficar muito satisfeito com elas!
Data de lançamento: 27 de Marçonos EUA/25 de Março na Europa
Preço: US$ 249,99 nos EUA /£229.99 na Europa
No Brasil, e ainda mais para quem mora na região de Campinas, vale dar uma olhada neste link, da Big Boy Games (+/- 900 reais)
Games: E aqui vale um detalhe, esses são os games que saíram entre o lançamento e a E3, em junho do ano que vem…
Títulos da Nintendo
Pilotwings Resort nintendogs + cats Steel Diver
Títulos Third Party (outras empresas que não a Nintendo)
Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked Super Street Fighter IV 3D Edition Resident Evil: The Mercenaries 3D Madden NFL Football The Sims 3 Pro Evolution Soccer 2011 3D LEGO Star Wars III: The Clone Wars Ridge Racer 3D and Dual Pen Sports Super Monkey Ball 3D Thor: God of Thunder CRUSH 3D BUST-A-MOVE UNIVERSE Samurai Warriors Chronicles Dead or Alive Dimensions Asphalt 3D Tom Clancy’s Ghost Recon Shadow Wars Combat of Giants: Dinosaurs 3D Tom Clancy’s Splinter Cell 3D Rayman 3D Rabbids Travel in Time
O que vem com o sistema: Ou seja, no momento que você abrir a caixa, o que vem dentro?
O 3DS, claro…
A base de Recarga… semelhante a essa aqui:
O adaptador AC para usar em viagens ou coisas assim
O Stylus do 3DS, que é telescópico e completamente estendido tem pouco mais de 10 cm
Memory Card SD de 2 Gb
Guia rápido
Manual do proprietário (a garantia vem dentro)
Cartões AR, de Augmented Reality (Realidade Augmentada/Melhorada), que são como aqueles joguinhos de embalagem de cheetos, mas … muito muito muito mais legais… assim:
Duração da Bateria: Eis outra pergunta difícil… dependendo da claridade, da quantidade de 3D, do número de multi-tarefas sendo executadas, da qualidade da sua conexão com a internet wireless, sua bateria vai gastar em ritmo diferente, logo a Nintendo passoua a seguinte base de cálculo:
Com Wireless ligado, 3D no máximo, luminosidade no máximo e 3 outros programas funcionando (a conexão entre múltiplos usuários, o sistema 3D das câmeras e o sistema de atualização funcionando): Entre 3 a 5 horas
Com Wireless ligado, luminosidade no máximo, sem efeito 3D ou rodando software do DS/DSi e só a atualização funcionando: Entre 5 a 7 horas
Sem Wireless, sem 3D, com luminosidade moderada e em conexão com múltiplos usuários próximos… ou seja, jogando Mario Kart: Entre 7 a 9 horas
Não houve comentários sobre a duração da bateria para filmes ou outros softwares, mas pode se esperar um desempenho semelhante ao do DSi.
Cores no lançamento ocidental: As mesmas do Japão (Cosmo Black e Aqua Blue)
Conexão de Internet: Lembram quando todo mundo odiava que o DS só conectava em WEP… nossas preces foram ouvidas. 2.4 GHz com formação de focos de rede locais, multisustentadas por diversos 3DS, para o Street Pass e as sessões múltiplo jogador, com acesso wireless via WEP, WPA e WPA2 IEEE802.11 b/g.
Nada tema pois com a Nintendo não tem problema! (Isso foi tão horrível e puxa saco que eu me sinto menos legal de ter escrito isso) Aqui estão todos os outros games demonstrados na Nintendo Week e que devem sair até o final do ano… e além!
SEGUNDO SEMESTRE
Metal Gear Solid: Snake Eater Kid Icarus: Uprising
Sabemos algumas coisas do lançamento do 3DS, dia 26 de Fevereiro no Japão:
Sabemos que vai sair em dois bundles (console + game)… um deles é 3DS + Nintendogs and Cats… o outro ainda não sabemos, mas eu como um chapéu se não tiver um bundle com Professor Layton
Sabemos que o 3DS sai em 2 cores no lançamento: Aqua Blue e Cosmo Black
Sabemos que a cartucho do 3DS é exatamente igual ao do DS/DSi
Mas não sabiámos como iá ser a embalagem… até agora!
Agora que todo mundo já sabe que as vidas sociais no japão acabam (ou começam… os portáteis Nintendo tem fama de casamenteiros) no dia 26 de Fevereiro de 2010. A única pergunta que sobrou é o que as pessoas vão estar jogando em seus 3DS nos primeiros dias e nos primeiros meses, mas aqui está.
Tivemos algumas surpresas… todo mundo esperava por Zelda e Kid Icarus no lançamento, mas não vai acontecer. E a lista abaixo só vale para o japão… a lista americana só vai ser revelada em um evento da Nintendo para a imprensa especializada no dia 19 de Janeiro.
L A N Ç A M E N T O
Nintendogs… and Cats! Super Street Fighter IV 3D
Professor Layton e a máscara milagrosa Winning Eleven… em 3D!!!
Ridge Racer 3D Dinasty Warrior Chronicles
Bust-a-Move 3D (curioso… puzzle em 3D?) Giants Fight 3D: Dinosaurs
A T É O F I N A L D E J U N H O
The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D Pilotwings: Resort
Dead or Alive: Dimensions Gundam 3D: The Battle
Steel Driver (babando…) Super Monkey Ball 3D: The Battle (com picles)
Tales of the Abyss (RPG obrigatório) Professional Baseball Spirits
Resident Evil: The Mercenaries 3D (leve um pedaço de um jogo… pague por um jogo inteiro) One Piece: Unlimited Cruise SP 3D (com fritas)
Rabbits: Time Travel (?????) Professional Baseball Famista
Shanghai 3D Naruto Shippuden
Cubic Ninja Blazblue Continuum Shift 2
PS: Já perceberam como nome de game no japão sempre tem três pré-nomes e quatro sufixos apenas para dizer que não é o “um”!
Se você estava esperando pegar o seu 3DS no primeiro dia de lançamento no Japão… buá para você. Ao contrário do GBA e do DS o novo portátil da Nintendo terá travas de região, o que significa que games comprados no Japão só funcionarão em aparelhos japoneses, games comprados nos EUA em aparelhos americanos e você pegou o resto…
Até agora apenas a família Dsi tinha travas… parece que a Nintendo gostou da ideia. Vai entender…