Review: Jogando Mario Galaxy 2

Quase todo mundo com um Wii conseguiu se espremer de algum jeitinho para jogar Mario Galaxy – o jogo era lindo, colorido, divertidíssimo e extremamente bem feito. Com tanta personalidade e uma qualidade estrondosa, o game agarrou vários prêmios de melhor game do ano.

Isso foi em 2007. Em 2010, chega a continuação de um dos melhores games do Wii. E o que se pode dizer dele?

Em poucas palavras: MARIO GALAXY 2 É O MELHOR JOGO JÁ LANÇADO NO WII!!! SE VOCÊ NÃO O TIVER EM SUA CASA VOCÊ ESTÁ PERDENDO A EXPERIÊNCIA MAIS RICA QUE HÁ PARA SE TER NO CONSOLE DE MESA DA NINTENDO ATÉ O MOMENTO.

Pronto, tirei do peito! Galaxy 2 vai além do primeiro game, além de Mario 64 e torna-se a experiência derradeira do encanador bigodudo em 3D. E tudo isso graça a um desenho de estágios perfeito, com fases maravilhosas, desafiadoras sem serem impossíveis, divertidas sem serem presunçosas e muito muito bem pensadas. Soma a esses estágios perfeitos o fato de que você pode utilizar o Yoshi (que tem poderes muito legais, como iluminar o caminho (tornando visível o invisível), soltar chamas, flutuar e outras coisas), ter ainda mais roupas a sua disposição (além dos poderes que apareceram no primeiro galaxy surgem a roupa de Mario nuvem, que permite criar plataformas, e a de Mario Rocha, em que ele virá um pedregulho redondo e vai para cima dos inimigos) além da possibilidade de escolher entre seguir um caminho no sistema de mapa semelhante ao de Mario World (por hub) ou testar suas habilidade de direção com a espaçonave Mario (quem assistiu “Turma da Mônica em A princesa e o Robô” vai se sentir nostalgico na hora – em vez da nave ter o formato da cabeça da Mônica tem o formato da cabeça do Mario).

Os gráficos mostram que, por mais que os Sonistas e Caixistas falem, a Nintendo consegue espremer do Wii gráficos ainda mais maravilhosos a cada vez. Eu poderia usar um monte de nomes técnicos aqui, Bump Mapping, Real time lightning, real time deformation, fur coat, ink blop, e outros centenas que o game usa… mas o que realmente eles querem dizer é: Coloque esse game em uma TV de LCD ou Plasma (plasma é melhor por que realça as cores) em cabo video componente e prepare-se para ficar deslumbrado… com a vantagem de levar a esposa/namorada/ficante para babar com você. No departamento sonoro, Koji Kondo mais uma vez mostra que suas melódias são eternas – sejam remasterizadas ou modificadas, as músicas clássicas dos Marios anteriores se juntam a um comboio de novas e alegres peças que formam um conjunto magnifico – os sons cumprem seu papel e a poucas vozes, esparsadas e muito bem utilizadas.

O controle é sensacional, muito semelhante ao do primeiro, mas com uma surpresinha para os que jogavam o game a dois: agora, além de utilizar as star bits como munição o segundo player pode, literalmente, dar uma mãozinha ao Mario, buscando itens do fundo da tela e virando pisos para que o encanador possa andar sobre eles. O que era legal, ficou ainda mais legal e com a vantagem de se poder convidar aquela pessoa especial para salvar o dia com você.

Em suma, Mario Galaxy 2 é estupendo. Um jogo como poucos, o melhor game do Wii até hoje, e com o tanto que está vendendo, deve provavelmente ser o jogo mais vendido de 2010, Se você tem um Wii, você tem que ter esse game. Se você não tem um Wii, consiga um para jogar esse game. É só o que posso dizer…

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário