
Há quase 10 anos, no Japão, a Sega colocava a venda o “Canto de Cisne” dela, seu “melhor e mais poderoso” console (ainda sou da opinião de que essa posição é do Mega Drive/Genesis, porque depois dele foi ladeira abaixo), com todos os apetrechos possíveis para conquistar o mercado – saída de vídeo componente: check; saída de áudio óptica: check; jogatina online: ficou meio que na promessa, mas… check; controle perfeito: check; memory cards com microjoguinho: check; games excelentes: check. Enfim, O DREAMCAST! Vindo ao mundo em 9 de setembro de 1999. Esquecido pelo mercado em 2002 (Graças ao PS2), cada vez mais ignorado por comerciantes e jogadores em 2003 (com a chegada do XBOX e do poderoso GameCube) e enterrado de vez em 2005 (Quando a Sega falou que a produção de consoles, acessórios e jogos seria paralisada).
Mas a pergunta que não quer calar: A Sega vai comemorar os 10 anos do console “que era, mas não foi”?
Aparentemente não. Segundo a Kotaku (um dos sites mais importantes sobre videogame do Japão), Mike Hayes, chefe da Sega West (divisão que compreende a Sega America e a Sega Europa), disse que, embora a empresa se orgulhe do console, não realizará nenhuma celebração formal no aniversário de dez anos. “Em termos gerais, não vamos fazer nada oficial”. “O principal motivo é que a Sega se reinventou como uma companhia de jogos. E é importante para nós focarmos nas outras plataformas que estão vivas e são atuais. Informalmente, já que há pessoas na companhia que estiveram envolvidas no lançamento do Dreamcast, haverá celebrações”, explicou Hayes. E querendo limpar a barra colocou: “Mas como companhia, publicamente, vamos ser muito reservados por razões óbvias. Somos efetivamente uma companhia diferente [daquela de dez anos atrás]. Não é para desrespeitar o excelente sistema que foi o Dreamcast ou as inovações que foram feitas nele, que eu acho estavam alguns anos à frente
no tempo dele em termos de aplicação online”, esclarece o diretor.
Considerando o quanto a Sega revisita suas velhas franquias, relançando-as de tempo em tempo em coletâneas ou em distribuição digital, parece meio bizarro que não estejamos vendo algum revival de games do Dreamcast. É claro que seria impossível trazê-los ao Virtual Console – sim, eu sei que as pessoas podem downlodar os games direto para seus cartões SD agora. Também sei que os cartões SD podem comportar até 16 Gb, mas quem tem conexão para downlodar jogos de 1.5 Gb dia sim, dia não? -, mas uma coletânea deles, adaptada para o controle do Wii ia ser “do caralho” (com o perdão da expressão). E não que o Mike tem algo a dizer sobre isso?
“Eu não posso entrar em detalhes. É suficiente dizer que há muitos problemas técnicos, muitos problemas de licenciamento”, admitiu Hayes. “Mas estamos interessados em trazê-los para os jogadores da maneira que fizemos com os games de Genesis [Mega Drive]. Queremos fazer isso, mas está difícil chegar lá. Esperamos que consigamos em breve”, completa.
Nós também Mike! Nós também…
