Alguns leitores e leitoras acharam que eu peguei pesado com nosso guia de primeiro socorros para ouriços… mas realmente eu estava desiludido com o Sonic… e se você jogou Sonic The Hedgehog (360 e Ps3) e Sonic and the secret ring (Wii) deve estar como eu… mas Unleashed chegou… e a pergunta é: É bom?

Antes de responder isso quero colocar alguns pontos. 1) Embora as CGs de Unleashed sejam SENSACIONAIS (sim, eu disse algo de bom de um jogo do sonic) a abertura mais a sub abertura tém, cronometrados, 11 minutos – SÃO 11 MALDITOS MINUTOS… E EU NÃO POSSO PULAR!!! O pretexto é o mesmo de todos os outros sonics da era dreamcast (robotnick libera um poder que não consegue controlar direito – PONTO POSITIVO) e ainda tem uma porrada de humanos e conversinhas pelo estágio (PONTO NEGATIVO) com um novo animalzinho amnésico glutão (Chega de personagens SEGA)… mas eu não precisava de 11 minutos para alguém me contar isso… eu podia ter lido no manual.. ou visto uma Cg de 3 ou 4 minutos… que eu poderia pular quando desse “New Game” de novo. 2) O Hedgehog Engine ARREBENTA.. meu deus olha a velocidade dessa coisa e os gráficos são quase tão bons quanto os do 360 ou PS3. 3) Senti falata de chefões onde eu pudesse ver o Robotnick para o lado de fora, tipo usando a Eggmachine dele… é clássico. Dito isso, vamos ao review.
As fases com o Sonic são de dia e as com o WereHog são de noite… e graças aos deuses o sonic não vira um monstro babão quando virá o Werehog.. ele só que fica muito muito muito muito mais peludo, forte e legal (e sua voz deixa de parecer alguém que tem usado mescalina por dias sem parar). As fases do Sonic são alegres, vibrantes e.. em sua absoluta maior parte… irritantemente coloridas – eu acho que já disse que o gráfico impressiona, banderolas e galhos sacolejam ao vento e a água tem um efeito lindíssimo. Embora os cenários sejam enormes a SEGA usou o artifício de emparedar o Sonic na maior parte útil de cada estágio. Isso pode parecer bizarro, mas ajuda demais no controle, já que com o Sonic a milhão o controle 3d fica um pouco … escorregadio. Outro ponto a salientar são os trechos em 2d, que para mim são os pontos altos de unleashed… Curtos e geniais, eu não me importaria de ter o game inteiro naquele assombroso 2d e 1/2 com controle e gráficos nesse nível… show!

O Werehog, ou God of Sonic, como nós do Mini acabamos apelidando, é bem diferente, e traz um sabor diferente, mas não melhor, ao cozido que é Unleashed. Os gráficos tem ótimos efeitos de luz e sombra e o fato de você jogar a noite permite cenários ao luar de tirar o fôlego; o werehog se movimenta bem, com um jeito pesadão e em boa velocidade, deixando transparecer o cuidado na animação primorosa da SEGA. O sistema de controle é a estrela dessa parte do jogo… Com um botão de ataques de curta distância, um de longa, giros, rodopios e o diabo, o werehog é divertido pacas… pense em uma versão menos dramática e bem feita de God of War (da Sony) … só que… FOFO!!! Quero dizer… mega fofo!!! Serei sincero em dizer que no começo a idéia de socar com o Sonic me enervava… mas agora eu acho que, embora não seja um coisa a ser eternizada na franquia, foi um ótimo spin-off.

No mais unleasehd é um ótimo jogo.. não é o Sonic que trará de volta a glória da época do Mega Drive e não será o FF VII da Sega, mas tem um sabor bem melhor do que tudo que temos encarado nos últimos tempo… Isso e Sega Tennis foram gratas surpresas…
Seria demais pedir por Skyes of Arcadia 2 no Wii…