Iwata para as prensas!

Todo mundo sabe que a Nintendo chutou as bundas em 2006 com o Wii e o DS, e tudo indica que as coisas vão continuar nesse pé, e ontem (27/04/207)Satoru Iwata, o presidente da BIG N, se encontrou com os jornalistas; sua missão: discutir o futuro dos dois videogames mais vendidos do mundo.

E não precisam se preocupar com os boatos que correm pela net, a Nintendo não pretende para de produzir jogos em seus estúdios internos, sendo que Iwata afirmou que estão em desenvolvimento 45 jogos para Wii e 79 para DS.

“Nem todas essas idéias verão a luz do dia.” explica Iwata “Muitas deles terão suas histórias e idéias picadas, modificadas ou adicionadas a outros jogos, mas um dos diferenciais da Nintendo é que Hardware e Software são produzidos dentro da mesma empresa, permitindo aos diferentes grupos uma comunicação muito maior e melhor.”. Além disso Iwata explicou que nesse número já figuram nomes que conhecemos como Super Mario Galaxy (quando… quando?), Smash Bros e Super Mario Strykers Charge, além de diversos jogos do que Iwata chama de “Hardcore”, jogos para Wii e Ds que tenham boas histórias e jogabilidade complexa, diferente dos casuais Wariowares e Raving Rabbits da vida.

Também nessa entrevista Iwata se desculpou pela falta de Wiis nos pontos de venda, assegurando que assim como o DS ele terá sua produção muito aumentada. Segundo ele, no entanto, o objetivo da Nintendo não é só expandir as vendas de hardware, como colocou Iwata “Nós perguntaram sobre as metas de venda para o ano, mas vender aparelhos e apenas parte do espectro. Usuários compram equipamento para se divertir com os games. Nosso proposito é expandir o hardware adicionando vida ao mercado de software, como um negócio de médio para longo prazo, nós queremos software com qualidade para vender 300.000.000 de unidades, é isso vai exigir o hardware.”.

Iwata também falou das plataformas portáteis “A cerca de cinco anos diversas empresas se aproximaram da Nintendo, requisitando jogos com nossos personagens e afirmando para nós que os portáteis seriam mortos pelos celulares.” – ele riu para a audiência e completou “Ainda estamos esperando isso acontecer!”.

Comentou também que testes realizados com o sistema de controle de Metroid Prime 3 tem retirado elogios e “será a coisa mais próxima de um keyboard + mouse que vocês já viram”, e que o Virtual Console anda bem, muito bem, com cerca de 3,3 milhões de jogos downloadados, só no japão.
É isso Iwata, mostra pra eles.

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário